
O Pelourinho recebe nesta sexta-feira, 16 de janeiro de 2026, uma programação musical diversificada com atrações gratuitas em quatro pontos do Centro Histórico de Salvador. As apresentações fazem parte do projeto "Um Estado de Alegria", realizado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura (Secult-BA), dentro da programação do Verão na Bahia.
Onde assistir aos shows no Pelourinho nesta sexta? Para quem busca samba, o Largo Quincas Berro D'Água recebe o Samba do Moreno às 19h, enquanto a Praça das Artes Neguinho do Samba apresenta o projeto Viva o Samba com Samba Trator e Omo Obá no mesmo horário. Os ingressos para o Viva o Samba estão disponíveis na plataforma Meu Bilhete.
Quais são as outras atrações da noite? No Largo Tereza Batista, o grupo de rap O Quadro se apresenta às 19h30. A banda, fundada em Ilhéus há duas décadas, se define como "música preta em constante movimento" e busca inovações sonoras através do diálogo com outros estilos musicais. Já no Largo Pedro Archanjo, a cantora Márcia Freire, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, sobe ao palco às 19h30 prometendo embalar o público com sucessos como "Vai Sacudir, Vai Abalar", "Auê" e "Rebentão".
Qual o contexto da programação cultural na Bahia em 2026? A programação do Verão na Bahia integra diversas ações culturais pelo estado, incluindo outras iniciativas como o Teatro infantil gratuito do Verão das Artes da Funceb e a recente oficialização do Palacete Saldanha como nova sede da CAIXA Cultural pelo governador. Essas ações fazem parte de uma estratégia mais ampla que também inclui integração de segurança, cultura e cuidado em eventos como a Festa do Senhor do Bonfim.
A diversidade musical oferecida nesta sexta-feira no Pelourinho reflete a riqueza cultural baiana, com opções que vão do samba tradicional ao rap inovador. Para quem planeja aproveitar a noite no Centro Histórico, a programação começa às 19h e se estende até a noite, oferecendo alternativas para diferentes gostos musicais. A continuidade de eventos como este reforça o compromisso do governo estadual com a manutenção de uma agenda cultural ativa durante todo o verão de 2026 na capital baiana.