
O Vitória foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior (Copinha) após empate por 3 a 3 com o Palmeiras e derrota nos pênaltis por 3 a 2, na Arena Barueri, em um jogo marcado por erros de arbitragem. O gerente da base rubro-negra, Ricardo Amadeu, minimizou as falhas da arbitragem e focou na valorização do trabalho de base e na projeção de nove jovens atletas para o elenco profissional que disputa o Campeonato Baiano.
Em entrevista ao Bahia Notícias, Ricardo Amadeu evitou críticas diretas à arbitragem, que incluiu um gol palmeirense em posição irregular e um pênalti convertido por Gean não validado, mesmo com a bola ultrapassando a linha, em um torneio sem VAR. Ele preferiu enaltecer o desempenho da equipe: "Nossa ênfase não tem que ser na arbitragem. Os erros aconteceram. Todo mundo sabe, todo mundo viu, mas temos que enaltecer o trabalho da comissão. Os meninos fizeram um jogo de igual para igual contra a maior base do Brasil".
No tempo regulamentar, o Vitória chegou a ficar à frente do placar em duas oportunidades. Victor Gabriel abriu o placar para o Palmeiras, Hiago empatou e Gean virou para o Leão. Juan Gabriel deixou tudo igual novamente antes de Alejandro fazer o terceiro gol rubro-negro e, já na reta final, Victor Gabriel voltou a empatar. Amadeu avaliou: "O jogo do Vitória contra o Palmeiras foi o melhor jogo da Copa São Paulo até agora".
Com a eliminação, o clube agora integra nove atletas da Copinha ao elenco alternativo do Campeonato Baiano: o goleiro Ezequiel, os laterais-direitos Emerson Buiu e Gean, o lateral-esquerdo Kauan Vitor, os volantes Cauan Farias, Luís Aucélio e Nico, o meia Alejandro Almaraz e o centroavante Emanuel. Amadeu explicou: "Esses jogadores já estavam pré-alinhados com a direção do futebol profissional e já se apresentaram para compor o elenco".
Com dois empates sem gols nas primeiras rodadas do Campeonato Baiano e já com os jogadores da Copinha no plantel, o Vitória volta a campo neste domingo (18), às 16h, contra o Porto, no Estádio Agnaldo Bento, em Porto Seguro. Na sequência, o Rubro-Negro encara a Juazeirense, na quarta-feira (21), às 19h15, no Barradão. A base do Vitória, segundo Amadeu, "mesmo que devagar, está caminhando para frente e sendo resgatada", com foco no desenvolvimento contínuo e na integração de talentos jovens ao futebol profissional baiano.