%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2FP%2F8%2Fk6keAfS6G0HD6AHrmUaw%2F2-1-.jpg&w=3840&q=75)
A transferência do atacante Rayan do Vasco para o Bournemouth da Inglaterra está em negociação avançada, com o clube inglês sinalizando uma proposta em torno de 35 milhões de euros. O jogador, que brilhou na vitória do Vasco contra o Maricá nesta quinta-feira (15/01/2026), tem interesse declarado em atuar na Premier League e vê o modesto clube inglês como um trampolim para clubes maiores da Europa.
O que motivou Rayan a escolher o Bournemouth? O atacante revelou que tem o sonho de jogar no Campeonato Inglês, considerado a competição com mais holofotes do mundo. Seu estafe vê a transferência como uma oportunidade estratégica: o Bournemouth, atual 15º colocado na Premier League, é conhecido por revelar talentos que depois são vendidos para gigantes europeus. Recentemente, o clube vendeu o zagueiro Huijsen para o Real Madrid, o lateral Kerkez para o Liverpool e o atacante Semenyo para o Manchester City – este último sendo substituído por Rayan caso o negócio se concretize.
Como está a negociação financeira? O Bournemouth ofereceu um contrato de cinco anos ao jogador, que foi bem recebido. O Vasco teria 70% dos direitos econômicos de Rayan na transferência, porcentagem que pode cair para 60% dependendo do valor final. O clube carioca já rejeitou uma proposta de 31 milhões de euros do Zenit (Rússia) no passado, pedindo 50 milhões na ocasião, mas a negociação com os ingleses avança porque Rayan não tem interesse no futebol russo – que está fora das competições da UEFA devido à guerra com a Ucrânia.
Qual o plano de carreira de Rayan na Europa? O atacante conversou com Philippe Coutinho para buscar dicas sobre como ter uma carreira duradoura no Velho Continente. Ele afirmou: "Tem jogador que vai para a Europa cedo, mas bate e volta. Quero fazer meu nome na Europa também e depois fazer meu nome aqui no Vasco de novo". Rayan também destacou a importância de trabalhar com psicólogo e nutricionista para se adaptar ao futebol europeu.
Dentro de São Januário, a diretoria vascaína entende que será difícil segurar Rayan por mais tempo, especialmente após sua atuação de destaque contra o Maricá, quando foi aclamado pela torcida que gritou por sua permanência. O jogador, que já despertou interesse de Bayern de Munique e Borussia Dortmund em 2025, vê no Bournemouth a garantia de tempo de jogo e desenvolvimento necessário para almejar até a Seleção Brasileira. A transferência, se confirmada, representaria a maior venda da história do Bournemouth, superando os 37 milhões de euros pagos por Evanilson ao Porto.