
A cerimônia estadual de diplomação do Programa Mais Saúde com Agente ocorreu nesta quarta-feira (14) no auditório do Fiesta Bahia Hotel Convention Center em Salvador, resultando na certificação técnica de mil Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) em toda a Bahia.
O que significa essa diplomação para a saúde pública baiana? O evento, presidido pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, marcou o reconhecimento oficial de profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), com investimento direto na qualificação técnica para fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde e enfrentamento de endemias.
Como funcionou a adesão dos municípios ao programa? A secretária Roberta Santana destacou que a segunda etapa da formação contou com mais de 7 mil profissionais cadastrados e adesão de 389 municípios baianos, representando ampla cobertura territorial. "Isso significa qualificar e fortalecer, cada vez mais, o trabalho desenvolvido na Atenção Primária, na Vigilância em Saúde e na Estratégia de Saúde da Família", afirmou a gestora estadual.
Quem participou da solenidade de diplomação em Salvador? Além da secretária estadual, estiveram presentes o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, que ressaltou a educação como eixo estruturante para desafios da saúde pública. Também compareceram a presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica, a diretora da Conacs e presidente da Federação Baiana dos ACS e ACE, Zilar Portela, e representantes do Conselho Estadual de Saúde, Cosems-BA, Fiocruz e UFRGS.
O programa nacional já formou 291.757 agentes em todo o país, com adesão de mais de 90% dos municípios brasileiros. Na Bahia, a iniciativa se consolida como política estruturante para o SUS, alinhada às gestões do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Lula, com perspectiva de continuidade no fortalecimento da prevenção de doenças e promoção da saúde nos 417 municípios baianos.