
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) declarou, em entrevista à Jovem Pan de Sorocaba nesta terça-feira (27/01/2026), que não se candidatará à Presidência da República nas eleições de 2026, mesmo que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicite sua entrada na disputa. Tarcísio reforçou seu compromisso com a gestão de São Paulo e afirmou que seu candidato é Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente.
Ao ser questionado sobre uma possível candidatura presidencial, Tarcísio foi direto: “Eu diria não”. Ele justificou a decisão como parte de uma “linha de coerência” com o trabalho que desenvolve no estado. O governador relatou que já comunicou pessoalmente essa posição a Jair Bolsonaro em uma visita realizada antes da transferência do ex-presidente para o regime fechado. “Minha posição é ficar em São Paulo. Eu fui muito contundente e muito claro com ele com relação a isso”, declarou, acrescentando que se sente “tranquilo” com a missão recebida dos eleitores paulistas.
Tarcísio de Freitas também citou sua fé religiosa como guia para suas decisões. “Aí tem uma questão de fé. Eu sou muito religioso. Tenho muita fé, e fé é a confiança na vontade bondosa e soberana do Senhor”. Sobre as especulações, ele afirmou que são normais devido à sua posição de comando em São Paulo, mas garantiu que não deixará o cargo em abril.
Em relação ao cenário eleitoral, Tarcísio reafirmou que seu candidato à Presidência em 2026 é Flávio Bolsonaro. “Sempre falei do meu respeito e minha lealdade ao presidente Bolsonaro. O meu candidato é Bolsonaro ou quem ele indicar. Ele indicou o Flávio, então quem é o meu nome a partir de agora? É o Flávio Bolsonaro, nada diferente do que eu falo desde 2023”, disse em declaração a jornalistas na sexta-feira (23).
O governador também explicou o cancelamento de sua visita a Jair Bolsonaro na “Papudinha”, no complexo penitenciário da Papuda em Brasília, que estava marcada para a última quinta-feira (22). Segundo Tarcísio, o motivo foi “questão de agenda” e uma “razão pessoal” que o impediu na data original. “Imediatamente pedi outra data”, afirmou, marcando a nova visita para a próxima quinta-feira (29). No entanto, fontes indicam que Tarcísio deixou a agenda vazia no dia 22, o que tem sido interpretado como um “recado claro” à família Bolsonaro.
Com essa posição firme, Tarcísio de Freitas busca encerrar as especulações sobre sua candidatura presidencial e focar na gestão de São Paulo, enquanto mantém alinhamento político com a família Bolsonaro através do apoio a Flávio. A nova visita ao ex-presidente na próxima quinta-feira (29) será observada de perto para sinais de tensão ou consolidação dessa relação, em um cenário eleitoral que se define para 2026.