O Flamengo segue em situação extremamente delicada no Campeonato Carioca de 2026 após a derrota por 1 a 0 para o Fluminense no último domingo, 25 de janeiro. No entanto, os resultados dos concorrentes diretos na segunda e terça-feira (26 e 27/01) trouxeram um fôlego mínimo ao time rubro-negro, que agora depende de uma combinação específica de resultados para se manter com chances matemáticas de classificação na Taça Guanabara.
O que melhorou para o Flamengo após a derrota? A rodada complementar foi positiva. Na segunda-feira, o Madureira, que estava à frente do Fla, perdeu em casa para a lanterna Portuguesa. No mesmo dia, o Nova Iguaçu empatou em casa com o Volta Redonda. E nesta terça-feira, o Maricá, também mandante, foi derrotado pelo Sampaio Corrêa e desperdiçou a chance de ultrapassar o próprio Flamengo na tabela.
Qual a classificação atual do Grupo B? Com apenas quatro pontos e só mais um jogo para disputar na Taça Guanabara (a partida da quinta rodada foi antecipada e disputada com o sub-20), o Flamengo é o penúltimo colocado do Grupo B. Atrás estão o líder Botafogo, com nove pontos; Madureira e Boavista, ambos com seis; e Nova Iguaçu, com cinco pontos.
O Flamengo pode ser eliminado antes da última rodada? Sim. Se o Madureira ganhar do Vasco em São Januário na próxima segunda-feira; se o Boavista derrotar o Sampaio Corrêa fora de casa na sexta-feira; e o Nova Iguaçu vencer o Bangu, também na sexta, o Flamengo não terá mais chances matemáticas de se classificar. Nesse cenário, o clube precisará disputar o quadrangular do rebaixamento, em que um time cairá para a Série B do Carioca.
Qual a agenda do Flamengo antes da decisão no Carioca? Antes de saber se chegará vivo à última rodada do Carioca, marcada para 7 de fevereiro, o Flamengo tem uma agenda cheia. O time faz dois jogos pelo Campeonato Brasileiro de 2026 – contra o São Paulo no Morumbis e o Internacional no Maracanã – e decide o título da Supercopa do Brasil contra o Corinthians no próximo domingo, no Estádio Mané Garrincha. A pressão é máxima, e a torcida rubro-negra aguarda com ansiedade para ver se o time conseguirá se manter na briga pelo estadual ou se terá de focar suas energias no temido quadrangular da degola.