%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2FI%2Fs%2F7SVX03R4qmMAmcOSDBfQ%2Fvictor-ferreira-31469.jpg.jpeg&w=3840&q=75)
O meia Emmanuel Martínez realizou seu primeiro treino com o elenco do Vitória na manhã deste sábado, 24 de janeiro de 2026, na Toca do Leão, mas não estará disponível para o Ba-Vi 505. A novidade para o clássico contra o Bahia, que ocorre neste domingo às 16h no Barradão, é o zagueiro Luan Cândido, recém-regularizado e relacionado pelo técnico Jair Ventura.
O que define a lista de relacionados do Vitória para o clássico? Apesar de Martínez, anunciado oficialmente e já registrado no BID, ter participado do treino deste sábado, ele não foi incluído na relação para a partida. Já Luan Cândido, que teve seu registro na CBF concluído na sexta-feira e foi anunciado oficialmente no sábado, está entre os jogadores disponíveis. Com isso, o técnico Jair Ventura conta com cinco dos sete reforços contratados para 2026 à disposição para enfrentar o Bahia, primeiro adversário da Série A da temporada.
Quem são os reforços do Vitória relacionados para o Ba-Vi 505? A lista inclui: Caíque Gonçalves (volante, já estreou), Mateus Silva (lateral-direito, já estreou), Riccieli (zagueiro, já estreou), Nathan Mendes (lateral, já ficou no banco) e Luan Cândido (zagueiro, regularizado e relacionado). O sétimo reforço, Diogo Silva, tem 20 anos e deve ser utilizado principalmente no sub-20.
Como foi a preparação do Vitória para o clássico? O treino deste sábado na Toca do Leão incluiu aquecimento, trabalho tático e exercícios específicos de bolas paradas, tanto defensivas quanto ofensivas. Os jogadores que não participaram dessas atividades focaram em um jogo reduzido. O Vitória, terceiro colocado do Campeonato Baiano 2026 com seis pontos, dentro do G-4 que garante vaga na semifinal, busca a vitória para ficar a três pontos do líder Bahia.
O Ba-Vi 505, válido pela quinta rodada do Campeonato Baiano, promete um confronto estratégico entre os estilos de Jair Ventura e Rogério Ceni. Com a inclusão de Luan Cândido, o Vitória reforça sua defesa para tentar conter o ataque do Bahia e buscar os três pontos que podem aproximá-lo da liderança. A torcida rubro-negra aguarda ansiosa para ver se os novos reforços farão a diferença neste clássico decisivo.