_0.jpeg%3Fitok%3DIwOAaYkO&w=3840&q=75)
O intercâmbio de agroindústrias da mandioca ocorreu nesta sexta-feira (23/01/2026) na sede da Associação de Murici, em Santanópolis, no território Portal do Sertão, promovendo troca de experiências sobre produção e gestão entre associações apoiadas pela CAR/SDR. A atividade reuniu representantes de três associações de diferentes territórios baianos, com o objetivo de qualificar o trabalho desenvolvido na cadeia produtiva da mandioca e fortalecer a agricultura familiar no estado.
O que motivou a realização deste intercâmbio? A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado da Bahia, organizou a atividade como parte da política pública estadual voltada à implantação e requalificação de agroindústrias familiares. Participaram do evento as associações Km 67 e Dona Maria, do município de Olindina, no território Litoral Norte e Agreste Baiano, que visitaram a Associação de Murici em Santanópolis para conhecer seu processo produtivo.
Quem participou do intercâmbio e quais foram os principais benefícios? Estiveram presentes representantes da CAR, dirigentes das associações, associados(as), agentes de negócios, secretários municipais de Agricultura e técnicos da Secretaria de Agricultura de Olindina. Marileuza Pereira dos Santos, secretária da Associação Dona Maria, destacou que a atividade contribui para qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido na agroindústria: "Viemos buscar novas experiências para melhorar a produção na cozinha da nossa agroindústria, entregue pela CAR, onde realizamos nossas atividades. É muito importante ter novas vivências e conhecer pessoas que atuam no mesmo segmento".
Como o intercâmbio impacta as comunidades rurais? Jota Alves de Lima, presidente da Associação Km 67, ressaltou a importância da iniciativa: "É muito gratificante conhecer outra agroindústria e poder levar esses conhecimentos para fortalecer os trabalhos desenvolvidos na nossa comunidade". Por meio desta política pública executada pela CAR/SDR, milhares de famílias têm a oportunidade de transformar sua realidade, com acesso à infraestrutura, máquinas e equipamentos que permitem agregar valor à produção, acessar novos mercados, garantir renda e promover a sustentabilidade das comunidades rurais baianas.
O intercâmbio representa mais um passo no fortalecimento da agricultura familiar na Bahia, alinhado com outras iniciativas estaduais como a mecanização rural que amplia produtividade, o fortalecimento da cadeia do leite marcado pelo Dia Mundial do Queijo, e as tecnologias sociais que garantem segurança hídrica no semiárido baiano. Com investimentos estruturantes e parcerias entre Estado e Consórcios Públicos intermunicipais, a produção de mandioca e outras cadeias produtivas continuam ampliando oportunidades para produtores rurais em diversos municípios baianos, incluindo recentes entregas de obras e equipamentos em Biritinga que fortalecem educação, segurança e desenvolvimento regional.