
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) aparece em vídeo circulando nas redes sociais vestindo um colete à prova de balas durante a "Caminhada pela Liberdade", que começou na segunda-feira (19) e será concluída neste domingo (25) com um ato em Brasília. A manifestação tem como objetivo protestar contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pelos atos do 8 de Janeiro de 2023.
No vídeo, Nikolas Ferreira coloca o colete em cima de um palanque enquanto é cercado por seguranças na BR-040, rota da caminhada que partiu de Minas Gerais. O parlamentar afirmou que o uso do equipamento de proteção se deve a ameaças e atividades suspeitas identificadas durante o percurso. Em publicação nas redes sociais, ele alertou sobre tentativas de infiltração por oposicionistas, especificamente mencionando pessoas ligadas ao PT que teriam sido flagradas comprando bandeirinhas do Brasil para se passar por apoiadores.
Durante passagem pela zona urbana de Valparaíso de Goiás, Nikolas Ferreira concedeu entrevista à Jovem Pan, destacando que a mobilização já atingiu seu objetivo principal de "acordar as pessoas" para questões políticas locais, como problemas estaduais, municipais e até tarifas de lixo. Ele enfatizou que o movimento representa um "despertar" da população, indo além da simples euforia.
Em resposta à manifestação, o Palácio do Planalto instalou grades de proteção ao redor do prédio neste sábado (24), conforme protocolos de segurança do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A medida foi tomada diante da possibilidade de protestos próximos à instalação presidencial.
Nikolas Ferreira anunciou nas redes sociais sua chegada a Brasília no final da tarde deste sábado, marcando o estágio final da caminhada. O ato de encerramento está programado para domingo (25) na capital federal, consolidando uma semana de mobilização que, segundo o deputado, gerou conscientização política e atenção a pautas locais. O reforço de segurança no Palácio do Planalto reflete a preparação para o evento, enquanto o uso do colete à prova de balas por Nikolas destaca os riscos percebidos durante a jornada.