%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2F6%2FS%2FKUDKJASdyIENd1roXtNQ%2Fagenciacorinthians-foto-241701.jpg&w=3840&q=75)
O meio-campista Matheus Pereira foi apresentado como segundo reforço do Corinthians para a temporada de 2026 nesta terça-feira (20/01/2026), declarando que retorna ao clube muito mais experiente e maduro, uma década depois de um lance polêmico que marcou sua saída. O jogador de 27 anos chegou por empréstimo do Fortaleza até o final deste ano, com opção de compra, e já estreou no clássico contra o São Paulo no último domingo.
Em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava, Matheus Pereira relembrou o pênalti perdido na final da Copinha de 2016 contra o Flamengo, que definiu sua primeira passagem pelo Timão. "É claro que eu não queria ter errado aquele pênalti. Isso me fez amadurecer muito como pessoa e jogador. Graças a esse erro, eu pude mudar minha postura e muitas coisas. Eu sou um Matheus totalmente diferente, mais preparado. Estou feliz de estar retornando", declarou o atleta, que enfatizou seu amor pelo clube: "Eu sou corintiano, minha família toda é corintiana. Quando soube do interesse do Corinthians, eu falei para os meus empresários que era para cá que eu queria voltar".
O que esperar do Matheus Pereira na volta ao Corinthians? O jogador se vê mais como segundo homem do meio-campo, posição que desenvolveu na Europa e no Fortaleza, mas se considera versátil. "Nessa minha volta podem esperar um Matheus muito mais maduro e experiente do que minha primeira passagem. Foram dez anos fora. Tive a oportunidade de amadurecer bastante, principalmente lá fora. Mais maduro, competitivo e focado", comentou. Ele já está à disposição do técnico Dorival Júnior para ser titular, reconhecendo a concorrência no elenco: "Eu sei da concorrência que eu tenho no meio-campo, são grandíssimos jogadores. Mas eu quero jogar e estou à disposição do professor".
Quais são os detalhes da negociação de Matheus Pereira com o Corinthians? O Timão vai pagar R$ 1,8 milhão ao Fortaleza pelo empréstimo, divididos em 12 parcelas de R$ 150 mil, e assumirá integralmente os salários do volante Ryan, emprestado ao clube cearense até o fim da temporada. A diretoria corintiana vê a operação como positiva, pois entende que esses valores podem ser abatidos em uma eventual compra futura do jogador.
Matheus Pereira já teve seu primeiro momento de volta ao Corinthians, entrando no segundo tempo do clássico contra o São Paulo. "Eu estava um pouco ansioso de voltar a vestir a camisa e ver a torcida de perto. Via de longe e, agora, voltar a estar do mesmo lado é motivo de orgulho muito grande. Torcida pode esperar de mim muita entrega, dedicação e voltar a vencer com esta camisa", afirmou. O próximo compromisso do Timão será o clássico contra o Santos, nesta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela quarta rodada do Campeonato Paulista 2026, onde o meio-campista poderá mostrar seu foco renovado em busca de títulos.