%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2FB%2Fs%2FDE4B6sQui5s105LMpiHQ%2F22-5-.jpg&w=3840&q=75)
O Vasco da Gama venceu o Maricá por 4 a 2 na noite desta quinta-feira, 15 de janeiro de 2026, em São Januário, na primeira rodada do Campeonato Carioca 2026. A equipe, considerada titular pelo técnico Fernando Diniz, estreou com vitória na temporada, mas o comandante destacou "alguns vacilos" que resultaram nos gols adversários e na expulsão de Lucas Piton.
Fernando Diniz avaliou que o time fez uma partida "muito boa", com posse de bola impositiva, mas errou em lances que culminaram nos gols do Maricá e na expulsão. "Tivemos uma posse bastante impositiva. Fizemos dois gols no primeiro tempo, mas poderíamos ter feito três, quatro, cinco", disse. No segundo tempo, mesmo com um jogador a menos após a expulsão de Piton aos 41 minutos do primeiro tempo, o Vasco "conseguiu se superar" e marcar mais dois gols.
O grande destaque da partida foi o atacante Rayan, autor de dois gols. Sua atuação ganhou ainda mais relevância devido ao interesse do Bournemouth, da Inglaterra, que está disposto a pagar 35 milhões de euros pelo jogador. Diniz foi enfático ao defender que Rayan deve permanecer no Vasco. "Não acho que é o momento dele sair para nenhum time por nenhum valor nesse momento. Se fosse meu filho, diria para jamais sair do Vasco nesse momento", afirmou o técnico, destacando o potencial do atacante para se tornar "um dos melhores jogadores do mundo".
Além de Rayan, Coutinho e Cuesta marcaram os outros gols da vitória vascaína. Sobre a expulsão de Piton e os gols sofridos, Diniz fez correções táticas, explicando que os erros foram diferentes dos cometidos em partidas anteriores, como contra o Corinthians. Ele também abordou a estratégia para o próximo jogo, contra o Nova Iguaçu, no domingo, às 18h (de Brasília), novamente em São Januário, indicando que "a tendência é ter bastante mexida" na escalação.
Com a vitória, o Vasco inicia bem sua campanha no Campeonato Carioca 2026, mas o foco imediato se volta para a possível saída de Rayan. Diniz reiterou que, desportivamente, o melhor para o atacante é ficar no clube para se afirmar no futebol brasileiro e ir "mais preparado" para a Europa. O próximo desafio será contra o Nova Iguaçu, onde o técnico promete ajustes na equipe para manter a boa fase inicial.