%2Fhttps%3A%2F%2Fi.s3.glbimg.com%2Fv1%2FAUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5%2Finternal_photos%2Fbs%2F2026%2Fq%2Fs%2FXFLDeSSs6ZeR8OJBOTxA%2F55032665779-1cda13d999-k.jpg&w=3840&q=75)
O Bahia volta a usar parte do seu elenco principal neste sábado, 17 de janeiro de 2026, na partida contra o Galícia pela terceira rodada do Campeonato Baiano. Após duas vitórias com time alternativo, o técnico Rogério Ceni confirmou o retorno de atletas profissionais e a possível estreia do lateral-direito argentino Román Gómez, reforço contratado nesta temporada.
O que causou a mudança no elenco? Após a vitória por 3 a 0 sobre o Bahia de Feira na última quarta-feira, Ceni anunciou na entrevista coletiva que "vamos ter muitos retornos da equipe principal" contra o Galícia. Nas duas primeiras partidas do ano, contra Jequié e Bahia de Feira, o técnico utilizou alguns jogadores do elenco profissional, mas nenhum titular em 2025. O goleiro João Paulo, que não atuou pelo clube em 2025, foi titular nos dois jogos, assim como o volante Rezende, que substituiu o lesionado Sidney. Marcos Victor, de volta após empréstimo, também iniciou os compromissos.
Quem mais ganhou minutos? Da equipe profissional, também atuaram contra Jequié e Bahia de Feira o lateral Iago Borduchi, o zagueiro Kanu e os meio-campistas Michel Araujo, Rodrigo Nestor e Erick. A expectativa é que a lista de relacionados contra o Galícia tenha não só o retorno de mais peças do time principal, como também na equipe titular.
Qual a situação dos reforços? O lateral-direito Román Gómez treina normalmente na Cidade Tricolor e pode pintar entre os relacionados. Ceni elogiou o argentino na última quarta-feira: "Vocês vão ficar impressionados com a força física desse garoto. É impressionante ele fisicamente no campo". A situação é diferente do primeiro reforço contratado, o atacante Kike Olivera, que ainda participa de trabalhos físicos e técnicos à parte do grupo principal, assim como Sanabria, em recuperação de lesão sofrida em 2025. Ceni comparou Kike ao jogador Kauê Furquim por suas características de um contra um.
O Bahia de Rogério Ceni recebe o Galícia às 16h (de Brasília) deste sábado, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela terceira rodada do Baianão 2026. A estratégia do técnico é mesclar jogadores do profissional e da base para buscar a liderança na fase classificatória, dando ritmo aos atletas após o início da temporada.